A pesquisa científica está presente em todos os currículos das universidades, demonstrando assim sua importância no meio profissional. O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais do profissional, e essa busca pela produção de novas ideias e conhecimentos está intimamente ligada ao desenvolvimento de uma pesquisa cientifica. No ensino superior brasileiro, em especial nos cursos de graduação, a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica quase sempre é vista por alunos como de menor importância no contexto da grade de disciplinas de cada curso, mas isso se trata de um grande engano. O ensino/aprendizado de metodologia científica, quando levado a sério, beneficia o aluno ao longo de sua formação acadêmica.
A pesquisa cientifica ajuda a desenvolver um pensamento crítico no aluno/pesquisador, já que a matéria prima da pesquisa é o questionamento, tanto do objeto pesquisado quanto da própria conduta do pesquisador. Muitos pesquisadores renomados sempre dão este conselho "Nunca se canse de questionar e buscar respostas". Outro ponto fundamental neste processo é definir uma linha de pesquisa, isso vai te auxiliar a escolher qual programa de Pós Graduação você deve escolher e se inscrever.
Pesquisar é estudar uma área que a gente gosta. E ao desenvolver uma pesquisa científica, a Universidade te dá a oportunidade de conjugar essa vontade de saber, com o métodos, com as formalizações que vão te ajudar a conhecer seu objeto de pesquisa.
Lembre-se sempre: O ato de conhecer é muito legal!